quinta-feira, 3 de novembro de 2011



Orientações das Atividades

Atividade 3.1 – Socialização do PITEC – reformular a atividade 2.1

Considerando os aspectos envolvidos no processo da aplicação do projeto desenvolvido no contexto da escola, reelabore a atividade 2.1 e apresentem aquilo que desejam reformular no PITEC.

Siga as Orientações:
1. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ3_1_socializa_pitec_seunome;

2. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Atividade 3_1, subtema “Socialização PITEC”.


Atividade 3.2 – Refletindo no coletivo:

Para da continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo.

Siga as orientações:

1.Considerar as apresentações do PITEC e os aspectos discutidos na turma;


2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”;

3. Ler as contribuições dos colegas, e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.

Atividade 3.3 – Uma nova versão para o PITEC
Durante a socialização do PITEC que ocorreu na atividade 3_1, no encontro presencial, vocês vivenciaram um processo de reflexão-sobre-ação e, provavelmente, identificaram aspectos que podem ser reformulados e criando assim uma nova versão para o PITEC.

Siga as orientações:

1.Elaborar uma versão de apresentação do PITEC – Projeto de Tecnologia Integrado ao Currículo; considerando as questões abordadas e discutidas ao longo do curso.


2. salvar a nova versão do PITEC como o nome do arquivo: ativ3_3_pitec_seunome e postar na biblioteca em Material do aluno, tema atividade 3_3, subtema “PITEC-nova-versão”;

Atividade 3.4 - Mapa Conceitual

O projeto que foi esboçado no eixo 1, colocado em ação durante o eixo 2 e socializado e editado para uma nova versão no eixo 3,agora cada cursista individualmente deverá levar em consideração todos os pontos que considerar importante elaborando assim de um Mapa conceitual do PITEC.

Siga as orientações:

1. Elaborar um Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir (CMap, Editor de apresentação, editor de textos) e salvar com o nome de arquivo: ativ 3_3 Mapa_PITEC_seu nome e postar na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Mapa_PITEC”.

Atividade 3.5 – Reflexão sobre a aprendizagem
O que aprendemos sobre Mapas Conceituais? O que aprendemos sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC? E a integração das tecnologias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?

A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

Siga as Orientações:
1. Acessar o item Diário de Bordo

2. Selecionar nova anotação;

3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário